Encerrados dias 13 e 14 de maio (Feriado Municipal) | Closed May 13th and 14th (Town Holiday) - Mais informações | More details

+351 244 572 064

PT | EN | ES

Registar ou Login

Normax – Reforço de elos críticos da cadeia de valor (I&D, produção, qualidade e logística)

  • Código do Projeto | CENTRO-02-0853-FEDER-047351
  • Objetivo principal | Reforçar a competitividade das PME
  • Região de intervenção | Centro
  • Entidade beneficiária | NORMAX – FÁBRICA DE VIDROS CIENTIFICOS, LDA.
  • Data de aprovação | 08/01/2021
  • Data de início | 16/09/2019
  • Data de conclusão | 15/09/2021
  • Custo total elegível | 537.300,00 EUR
  • Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 134.325,00 EUR

Síntese do Projeto:

A NORMAX - FÁBRICA DE VIDROS CIENTIFICOS LDA., foi constituída em 1974, tem a sua sede no concelho da Marinha Grande e dedica-se ao exercício da indústria e comércio de vidros técnicos e de outros materiais para laboratório. Tem o seu processo de internacionalização iniciado, com presença em vários mercados dos continentes europeu, americano, africano e asiático, conforme declarou na candidatura.

Com o projeto propõe-se aumentar a sua capacidade produtiva através da realização de investimentos para otimização da produção de pipetas de Pasteur e implementação de uma nova linha avançada para produção de lâminas para análise microscópica de células/tecidos.

Espera com o projeto entrar em novos mercados, a saber, Rússia (Federação da), Equador, Argentina, Argélia, Costa Rica, Cuba, Emiratos Árabes Unidos e Índia.

FICHA DE PROJETO

Valorização do vidro técnico da Normax no mercado global

  • Código do Projeto | POCI-02-0752-FEDER-070903
  • Objetivo principal | Reforçar a competitividade das PME
  • Região de intervenção | Centro
  • Entidade beneficiária | NORMAX – FÁBRICA DE VIDROS CIENTIFICOS, LDA.
  • Data de aprovação | 17/12/2020
  • Data de início | 24/11/2020
  • Data de conclusão | 23/11/2022
  • Custo total elegível | 303.191,57 EUR
  • Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 136.436,21 EUR

Síntese do Projeto:

A NORMAX – Fábrica de Vidros Científicos, Lda., é uma média empresa, sediada na Marinha Grande tendo iniciado a sua atividade em 1975 é hoje um dos principais fabricantes mundiais de soluções de vidro boro silicato e sódico-cálcico endereçadas à indústria científica por catálogo, contando atualmente com cerca de 80 colaboradores.

Com este projeto a NORMAX pretende reforçar a sua posição de destaque nos mercados mundiais, através do elevar da competitividade na atual gama de produtos e através da oferta de novos produtos. Deste modo, prevê organizar novas ações e estratégias de marketing com base nos aspetos constituintes do marketing mix. A empresa irá abordar 8 novos mercados externos (Argélia, Argentina, Costa Rica, Cuba, EAU, Equador, Índia e Rússia).

Os principais objetivos estratégicos apresentados pela NORMAX são: Reduzir a dependência da contratação pública (menor margem) e o impacto da concorrência (ex. China), apostando na diferenciação através de novos produtos customizados e de maior valor acrescentado (sob encomenda), entre outros fatores imateriais, junto de nichos mais exigentes e criando uma estratégia de internacionalização que reflita este posicionamento; Reforçar a sua posição na cadeia de valor, através do reforço de elos críticos como I&D, logística, qualidade e comercial/marketing, por forma a diferenciar-se no mercado internacional (ex. novos produtos, menor time to market e qualidade do produto); Ultrapassar os 35% de intensidade de exportações, resultado da implementação da nova estratégia de marketing; e reforçar o quadro de pessoal com, pelo menos, 5 postos de trabalho, 3 dos quais altamente qualificados. Destes, 2 profissionais serão para reforçar a equipa comercial/marketing.

Para tal a empresa apresenta um plano de investimentos que inclui ações de prospeção, participação em feiras, missões inversas, campanhas de marketing, material promocional, vídeo promocional e a contratação de 2 quadros técnicos.

Com este projeto a empresa prevê aumentar a sua intensidade de exportação para 31,5%.

FICHA DE PROJETO


Add.Vitrum - Direct Digital Manufacturing of Glass Products

  • Código do Projeto | POCI-01-0247-FEDER-034068
  • Objetivo principal | Reforçar a Investigação, o Desenvolvimento Tecnológico e a Inovação
  • Região de intervenção | Centro
  • Promotor Líder: VIDROMECÂNICA, LDA
  • Copromotores: FAVICRI, LDA; NORMAX, LDA; BAROSEIRO FIGUEIREDO, LDA; INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA; UNIVERSIDADE DE AVEIRO;
  • Entidade beneficiária | NORMAX – FÁBRICA DE VIDROS CIENTIFICOS, LDA.
  • Data de aprovação: 23/05/2018
  • Data de início: 18/06/2018
  • Data de conclusão: 17/06/2021
  • Custo total elegível: 738.529,71€
  • Apoio Financeiro da União Europeia: FEDER – 462.181,60€

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:

O projeto ADD VITRUM assenta na conceção de um equipamento de fabrico digital direto de componentes em vidro a partir de uma metodologia que integra abordagens de fabrico, desenho, controlo, gestão e comunicação e outras interligadas em rede em consonância com as da 4ª revolução industrial.

FICHA DE PROJETO