Ficha de projeto SI INTER | Cofinanciado por:
244 572 064 (chamada para a rede fixa nacional)
PT | EN | ES
Registar ou Login
Carrinho0,00 €
Normax – Reforço de elos críticos da cadeia de valor (I&D, produção, qualidade e logística)
Síntese do Projeto:
A NORMAX - FÁBRICA DE VIDROS CIENTIFICOS LDA., foi constituída em 1974, tem a sua sede no concelho da Marinha Grande e dedica-se ao exercício da indústria e comércio de vidros técnicos e de outros materiais para laboratório. Tem o seu processo de internacionalização iniciado, com presença em vários mercados dos continentes europeu, americano, africano e asiático, conforme declarou na candidatura.
Com o projeto propõe-se aumentar a sua capacidade produtiva através da realização de investimentos para otimização da produção de pipetas de Pasteur e implementação de uma nova linha avançada para produção de lâminas para análise microscópica de células/tecidos.
Espera com o projeto entrar em novos mercados, a saber, Rússia (Federação da), Equador, Argentina, Argélia, Costa Rica, Cuba, Emiratos Árabes Unidos e Índia.
A NORMAX – Fábrica de Vidros Científicos, Lda., é uma média empresa, sediada na Marinha Grande tendo iniciado a sua atividade em 1975 é hoje um dos principais fabricantes mundiais de soluções de vidro boro silicato e sódico-cálcico endereçadas à indústria científica por catálogo, contando atualmente com cerca de 80 colaboradores.
Com este projeto a NORMAX pretende reforçar a sua posição de destaque nos mercados mundiais, através do elevar da competitividade na atual gama de produtos e através da oferta de novos produtos. Deste modo, prevê organizar novas ações e estratégias de marketing com base nos aspetos constituintes do marketing mix. A empresa irá abordar 8 novos mercados externos (Argélia, Argentina, Costa Rica, Cuba, EAU, Equador, Índia e Rússia).
Os principais objetivos estratégicos apresentados pela NORMAX são: Reduzir a dependência da contratação pública (menor margem) e o impacto da concorrência (ex. China), apostando na diferenciação através de novos produtos customizados e de maior valor acrescentado (sob encomenda), entre outros fatores imateriais, junto de nichos mais exigentes e criando uma estratégia de internacionalização que reflita este posicionamento; Reforçar a sua posição na cadeia de valor, através do reforço de elos críticos como I&D, logística, qualidade e comercial/marketing, por forma a diferenciar-se no mercado internacional (ex. novos produtos, menor time to market e qualidade do produto); Ultrapassar os 35% de intensidade de exportações, resultado da implementação da nova estratégia de marketing; e reforçar o quadro de pessoal com, pelo menos, 5 postos de trabalho, 3 dos quais altamente qualificados. Destes, 2 profissionais serão para reforçar a equipa comercial/marketing.
Para tal a empresa apresenta um plano de investimentos que inclui ações de prospeção, participação em feiras, missões inversas, campanhas de marketing, material promocional, vídeo promocional e a contratação de 2 quadros técnicos.
Com este projeto a empresa prevê aumentar a sua intensidade de exportação para 31,5%.
FICHA DE PROJETO
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:
O projeto ADD VITRUM assenta na conceção de um equipamento de fabrico digital direto de componentes em vidro a partir de uma metodologia que integra abordagens de fabrico, desenho, controlo, gestão e comunicação e outras interligadas em rede em consonância com as da 4ª revolução industrial.
© Normax - Fábrica de Vidros Científicos.